Empregabilidade

Empregabilidade


O programa da i.Social de empregabilidade de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal é realizado para cada empresa de maneira customizada, de acordo com o momento atual da organização, necessidades apontadas, cultura interna e características do negócio.

A i.Social já desenvolveu mais de 200 programas de inclusão para empresas de todos os ramos de atividades e, para cada uma delas, encontramos soluções personalizadas com base em cinco eixos estratégicos que, interligados conforme a necessidade de cada cliente, garantem êxito nos resultados obtidos. São eles:


Diagnóstico Organizacional


O diagnóstico organizacional consiste na primeira etapa do processo de consultoria prestado pela i.Social.

Tem como objetivo identificar a realidade da empresa, suas características e particularidades quanto a inclusão de profissionais com deficiência em seu ambiente de trabalho, apontar os pontos relevantes para o sucesso da inclusão e, com base nas informações coletadas, elaborar um plano de ação específico para a necessidade e realidade da empresa.


Módulo Estrutural


O ponto de partida para a inclusão!

O módulo estrutural abrange os primeiros passos que a empresa deve dar para iniciar o programa de empregabilidade de pessoas com deficiência. Entre eles estão:

Acessibilidade
Levantamento da situação atual de acessibilidade das instalações e edificações da empresa e indicação de possíveis soluções.

Mapeamento de cargos
Levantamento da compatibilidade dos cargos e atividades realizadas pela empresa com os tipos de deficiência contemplados na lei de cotas.

Comunicação
Desenvolvimento de identidade visual do programa de inclusão, campanhas específicas de divulgação e plano de comunicação para suporte às etapas do programa.

Recrutamento e Seleção
Atratividade e recrutamento de profissionais com deficiência. A i.Social possui banco de dados próprio de currículos de pessoas com deficiência, em nível nacional, constantemente atualizado e ampliado.

Abra suas vagas de emprego para pessoas com deficiência com a i.Social.


Módulo Cultural


O processo de inclusão requer uma transformação cultural!

As atividades do módulo cultural fornecem todas as informações necessárias para o pleno andamento do programa de inclusão. Os serviços oferecidos são:

Sensibilização da liderança
Objetivo: Fornecer informações sobre as questões sociais, legais e mercadológicas da inclusão de pessoas com deficiência.
Público alvo: Alta liderança.
Até 20 pessoas.
Carga horária: 30 a 45 minutos.

Capacitação dos gestores
Objetivo: Fornecer informações sobre as principais questões relacionadas a empregabilidade de pessoas com deficiência, de forma a sensibilizar e informar os gestores das áreas que entrevistarão e receberão os profissionais com deficiência, auxiliando-os a gerenciar esta empregabilidade no dia-a-dia.
Público alvo: Gestores.
Até 30 pessoas.
Carga horária: 3 horas.

Treinamento de RH
Objetivo: Esclarecer aos profissionais de RH as principais dúvidas em relação ao processo de recrutamento e seleção, contratação e retenção dos profissionais com deficiência.
Público alvo: Recursos Humanos, Departamento Pessoal e Jurídico.
Até 30 pessoas.
Carga horária: meio período.

Treinamento da Área Médica
Objetivo: Explicar a Lei de Cotas do ponto de vista da área de medicina do trabalho, abordando informações sobre os tipos de deficiência enquadradas pela legislação e procedimentos médicos e administrativos para enquadramento.
Público alvo: Medicina e Segurança do Trabalho.
Até 20 pessoas.
Carga horária: meio período.

Sensibilização de colaboradores
Objetivo: Informar sobre os benefícios da inclusão do colaborador com deficiência, dar dicas de relacionamento, visando a quebra de barreiras atitudinais e culturais.
Público alvo: Colaboradores internos.
Até 100 pessoas.
Carga horária: 1 hora.

Integração da Pessoa com Deficiência
Objetivo: Promover a inclusão com qualidade do profissional com deficiência na empresa, levando a este colaborador conceitos inclusivos e corporativos, de forma a prepará-lo para a vida no ambiente de trabalho.
Público alvo: pessoas com deficiência.
Até 30 pessoas.
Carga horária: meio período.

Cartilhas, Manuais e Materiais de Apoio
A i.Social desenvolve diversos materiais como cartilhas, manuais e guias que auxiliam o processo de inclusão na empresa contribuindo para o aculturamento interno, conscientização e alinhamento institucional quanto ao tema da inclusão de colaboradores com deficiência.
Funcionam como apoio aos treinamentos e são ferramentas para a multiplicação das informações.
Para cada público da empresa – gestores, RH, colaboradores em geral, colaboradores com deficiência - é desenvolvido um material específico com linguagem, informações e formato pertinente ao perfil do público alvo. 


Módulo Retenção


A inclusão não termina com a contratação!

Após a admissão é preciso acompanhar o desempenho dos colaboradores com deficiência e avaliar os resultados do processo de inclusão na organização.

Esta fase compreende ações focadas na retenção, bem-estar e qualidade de vida do colaborador com deficiência contratado.

Pesquisa Grau de Inclusão
Realização de pesquisa com enfoque na inclusão socioeconômica de pessoas com deficiência. Cada colaborador com deficiência responderá um questionário específico.

Na conclusão dos trabalhos emitimos um relatório técnico com o resultado desta ação, que servirá de base para a capacitação dos gestores e orientação sobre aspectos da inclusão na empresa e caminhos a serem seguidos.

Mapeamento de Perfil
Trabalho realizado individualmente com cada colaborador com deficiência, principalmente com aqueles que estão em processo de capacitação ou que, de alguma forma, não estão totalmente adequados ao cargo que ocupam.

Por meio de entrevista presencial mapeamos o perfil do colaborador para que possamos emitir um relatório técnico com sugestões de alocação ou realocação do profissional na empresa com base em sua experiência e competências.